Olá, leitores! Hoje vou comentar o livro "Quem é Você, Alasca?", escrito por John Green e lançado no Brasil pela editora Intrínseca, embora a Martins Fontes tenha sido a primeira editá-lo. Bem, ao menos foi melhor do que "O Teorema Katherine".
A fim de sair da vida sem graça e entediante na Flórida, Miles Halter decide ir estudar em um colégio interno no Alabama, a Culver Creek. Lá ele espera encontrar respostas para o que o grande escritor francês François Rabelais chamou de o "Grande Talvez".
Já na escola, ele faz algumas amizades, dentre elas o Chip (ou Coronel), que decide chamar o Miles de Bujão. Mas é lá que ele conhece também a Alasca, linda, inteligente e engraçada (pelo menos na visão do mesmo).
Imagem de autoria de O Lado Negro da Força |
Alasca então começa a ajudá-lo a descobrir esse enorme dilema do "Grande Talvez" e Miles se apaixona pela garota. O grande problema é que parece que nem mesmo ele conhece-a de verdade...
Depois da enorme decepção que foi "O Teorema Katherine", decidi dar mais uma chance ao João Verde. E realmente, o autor desta vez acertou. A começar pela escrita, algo que acredito que quase nenhum leitor deve reclamar do John Green, que é extremamente fácil e simples mas sem deixar os momentos puxados para o lado mais poético de lado. Ele agora também faz um trabalho bastante digno na construção dos personagens, visto que o Miles, apesar de acompanhar a mesma fórmula de todos os outros livros (um nerd que se apaixona pela garota mais linda etc), tem suas pontas dramáticas interessantes.
Há também o Takumi, um japonês fã de rap, o qual não recebe muita atenção. Todavia, existe um papel importante para ele que só é revelado no final.
Imagem de autoria de O Lado Negro da Força |
O que mais me deixou intrigado, no entanto, foi o mistério em volta da Alasca. E mesmo com a revelação no final e a história contada por ela no celeiro, tudo a respeito da personagem continua oculto. Inclusive, seria plausível se o John Green viesse a escrever um livro sobre ela no futuro, a fim de desvendar o que ficou sem explicação.
Outro personagem com uma história a contar é o Coronel, que tem todo um lado dramático envolvendo os pais e o fato de ser um bolsista no colégio. Ele tem umas tiradas realmente divertidas em alguns momentos, principalmente quando ele vai falar da namorada e os problemas que os dois têm entre si.
Eu não sei vocês, mas o livro ficou realmente muito intrigante depois da metade, quando ocorre um grande plot-twist. Mas eu não diria que essa foi mesmo a maior reviravolta da trama, se formos considerar o que os personagens deduzem já perto do final.
O John Green foi bem ousado em retratar certos assuntos neste livro, dentre alcoolismo, fumo, sexo, vida adulta, desestrutura familiar e perda de uma pessoa próxima. O que é um ponto positivo pelo fato de ser algo que rodeia muitos adolescentes hoje em dia e deve sim ser retratado em YA.
Imagem de autoria de O Lado Negro da Força |
Com um final, apesar de melancólico, surpreendentemente satisfatório e bem triste, "Quem é Você, Alasca?" é provavelmente um dos melhores livros do autor e deve ganhar uma adaptação cinematográfica em breve, já que a Paramount comprou os direitos da obra. Está recomendadíssimo e deve ser lido por quem procura um jovem adulto imensamente divertido e bem-escrito.
Sobre o livro:
Título: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 336
Gênero: YA, drama, romance, mistério, colegial
Gênero: YA, drama, romance, mistério, colegial
Data de lançamento: 2005 (EUA), 23 de junho de 2015 (Intrínseca)
Confira minha página no Skoob deste livro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário