quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Resenha - "O Teorema Katherine", John Green

Olá, leitores! Hoje irei analisar "O Teorema Katherine", publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca. Podemos dizer que este foi o primeiro livro que li do John Green.

Resultado de imagem para o teorema katherine
Após levar o fora de uma das dezenove garotas chamadas Katherine que já namorou, Colin Singleton resolve fazer uma road-trip com seu melhor amigo Hassan, em uma tentativa de, assim, elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, o qual será possível prever o fim de qualquer relacionamento através de matemática e gráficos.
Com o objetivo de visitar o túmulo do arquiduque Ferdinando, Colin e Hassan acabam por conhecer Lindsay Lee Wells, que os convida para ir para sua casa e conhecer sua mãe em uma cidade chamada Gutshot.

Resultado de imagem para o teorema katherine
Imagem de autoria de Just Carol

A narrativa do autor se dá de maneira bem fluída e coerente, com um bom uso da terceira pessoa na trama. Mas o maior problema que eu tive com este livro é que eu esperava uma história que houvesse muitos acontecimentos e reviravoltas, tal como aconteceu em "A Culpa é das Estrelas" e "Cidades de Papel".
O livro é bem parado, sem muito acontecendo, e isso acaba entediando o leitor de certa forma, apesar de ser uma leitura simples e extremamente fácil. O John Green nos entrega uma história repetitiva e previsível, em especial a respeito do romance construído na trama, que não possui nada de muito novo que já não tenhamos visto antes e é esperável desde o início.
O personagem Colin é provavelmente o protagonista mais sem graça de todos os livros do John Green. Ele é raso e estruturado sem quase nenhuma profundidade. Já o Hassan e a Lindsey são interessantes: o Hassan tem passagens hilárias e desenvolvidas com muito humor, e a Lindsey é marcada por seu jeito e sotaque regional forte. Ao final do texto, é bem provável que o leitor se pergunte por que o autor não preferiu trabalhar mais os personagens secundários.
Aqui não há um daqueles finais arrebatadores que nem nos outros livros do John Green, o que acabou, inevitavelmente, me fazendo pensar: "é sério que foi isso?".

Imagem de autoria de Just Carol

Apesar dos vários desleixos ao longo da trama, "O Teorema Katherine" é uma boa pedida para aqueles que curtem um YA desacelerado e com personagens engraçados, nada mais do que isso.


Sobre o livro:
Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 304
Gênero: romance
Data de lançamento: 12 de março de 2013 (Brasil)
Onde comprar: Amazon, Saraiva, Livraria Cultura


Confira minha página no Skoob deste livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário