sábado, 14 de janeiro de 2017

Resenha - "Divergente", Veronica Roth

Olá, leitores! Mais uma resenha para a série resenhas minhas do Doce Nerds. Desta vez, sobre o livro "Divergente" de Veronica Roth, lançado aqui no Brasil pela editora Rocco.

Imagem relacionada


Beatrice Prior tem 16 anos e está prestes a enfrentar o momento mais importante de sua vida, a Cerimônia de Escolha, quando decidirá à qual das cinco facções em que a sociedade é dividida irá passar o resto de seus dias: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição ou Franqueza. A opção significa continuar com sua família ou abandoná-la para sempre, um dilema que todos os adolescentes têm de enfrentar. Quando o teste de aptidão aponta um resultado inesperado – Divergente –, Beatrice se vê forçada a encarar uma realidade para a qual talvez não esteja preparada. Mas Tris, o nome que ela assume quando se junta à Audácia, fará de tudo para sobreviver à sua nova e violenta facção.
Ao iniciarmos a leitura de "Divergente", é pouco provável não começarem as comparações a outras séries distópicas que já estão no mercado editorial, tal como "Jogos Vorazes". Isso porque muitas vezes a trama e personagens são parecidos. Não é o que acontece aqui, no entanto.

DSCN2843
Imagem de autoria de Garota Catarina

A autora Veronica Roth consegue construir a cidade de Chicago e as facções que lá existem de uma maneira interessante, o que faz com que não queiramos tirar a cara do livro até finalizá-lo. As características de cada uma dessas facções são muito bem detalhadas; o que se pode fazer, o que não se deve fazer, vestimentas, moradias e tantos outros fatores.
A construção dos personagens também é bastante envolvente, em especial a do Quatro, que de início é uma pessoa misteriosa e cheia de segredos, mas que logo vem a se revelar com todo o seu passado. Além disso, é notável acompanhar todo o desenvolvimento da personagem Tris em sua jornada para entrar na Audácia, pois o que começa com uma garota simples e frágil logo se torna uma heroína ao nível de Katniss.

DSCN2832
Imagem de autoria de Garota Catarina

Um dos melhores pontos de "Divergente" é provavelmente o romance construído pela autora, que acaba não sendo daqueles muito melosos e possui química. Sem contar que, diferente de muitos livros, neste o que predomina na maior parte da leitura são os problemas da protagonista, e não única e exclusivamente o romance.
Veronica Roth também acerta em abordar as características minuciosas dos seres humanos e como elas podem excluir o diferente e reprimi-los. Inclusive, um dos motivos de tantos jovens terem tanto apreço em relação a esta saga é que eles se identificam, por muitas vezes não se encaixarem em determinado grupo.

Resultado de imagem para divergente livro
Imagem de autoria de Do Happy Things

"Divergente" é um livro distópico divertido e que proporciona momentos de reflexão acerca da humanidade. Com certeza vale a pena ser lido por adolescentes e adultos que procuram um bom e rápido entretenimento.


Sobre o livro:
Título: Divergente
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Nº de páginas: 504
Gênero: distopia, ação, romance
Data de lançamento: 15 de setembro de 2012 (Brasil)
Onde comprar: Amazon, Americanas, Saraiva


Confira minha página no Skoob deste livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário