Olá, leitores! Hoje irei resenhar um livro que, infelizmente, ainda não foi publicado aqui no Brasil, o "Bliss", escrito por Lauren Myracle, e que inclusive foi uma das autoras do "Deixe a Neve Cair" junto com o John Green.
Após seus pais decidirem ir viver no Canadá para não terem que suportar o novo presidente dos Estados Unidos, Bliss é obrigada a se mudar para a casa da avó, que firmemente desaprova as características hippies da filha, em Atlanta. Nova escola (e primeira), novos amigos, mas também novos segredos.
Até que certo dia, uma aluna da escola cai um lance de escada e acaba por mostrar sua roupa íntima. Uma só estudante a ajuda, a Sandy. Bliss então, por isso, se vê encantada pela atitude "generosa" de Sandy e as duas garotas se tornam amigas.
Porém, há um ponto crucial nisso tudo: Bliss, na hora que põe os pés na escola, passa a ouvir uma voz bizarra dizendo coisas estranhas em sua mente. Isso acontece quando ela chega perto de um dos edifícios do local, que, segundo rumores, foi ambiente da morte de uma das garotas que estudava lá na época que o colégio era um convento.
Logo, logo, Bliss começa a perceber uma estranha obsessão que Sandy tem por essa garota morta, então ela nota uns costumes esquisitos nessa menina, e quando digo esquisitos, são coisas realmente bizarras, dá até agonia de ler às vezes!
Bem, não posso revelar mais muitos detalhes sobre a trama. Mas posso afirmar que este livro me lembrou alguns filmes de horror, dentre eles, "Carrie, A Estranha", "Ouija" e "O Chamado", cada um com suas devidas razões. Lembro que comecei a leitura por causa da indicação da Tatiana Feltrin em um vídeo seu. E posso dizer que me surpreendi, e muito!
A escrita da Lauren Myracle é muito agradável, não é aquele tipo cansativo e desinteressante. É bem simples e fácil de se entender, especialmente porque estamos falando de algo em outra língua. E o que eu mais achei interessante foi que ela se aproveitou do contexto da história, da época dos anos 60, para inserir elementos do caso Tate-Labianca e da vida do serial-killer Charles Manson.
No começo parecia que a protagonista Bliss seria mais uma daquelas garotas comuns de livros YA, mas no decorrer da leitura, o que se vê não é nada disso. Vemos uma menina com opiniões fortes e desprendida dos padrões da sociedade. Confesso que em vários casos me identifiquei com o posicionamento dela a respeito de questões sociais.
Para um livro desse estilo adolescente, "Bliss" pode se mostrar um tanto pesado. Aqui temos elementos do ocultismo, de sacrifícios animais (e até mesmo humanos), e cenas realmente sinistras. A personagem Sandy é bizarra e eu duvido um sequer leitor ficar com pena dela ao terminar a leitura.
A trama é extremamente bem-amarrada, todas as dúvidas que nos rodeiam a cabeça no início são logo respondidas após a metade. Eu, que geralmente não gosto muito de narrativas em primeira pessoa, concordo que para este livro, era necessária. Até porque a única personagem que realmente precisa ser ouvida é a Bliss, as outras só servem como meros coadjuvantes, com exceção da Sandy, que também vemos um pouco do ponto de seu ponto de vista através de entradas do que parece ser um diário.
Com um final surpreendentemente triste e um pouco melancólico, "Bliss" já figura como o melhor livro YA que eu já li até hoje, pois ele foge de praticamente todas as fórmulas convencionais do gênero e nos apresenta uma história intrigante e bem-elaborada. Sem dúvidas vale muito a pena se você tiver um bom nível de inglês e se interessar pela trama.
Com certeza, devido a toda a qualidade deste livro, uma editora tem que vir a publicá-lo traduzido um dia. Se por acaso, alguma delas estiver lendo isto, saiba que você está perdendo bastante em não lançá-lo aqui no Brasil.
Sobre o livro:
Título: Bliss
Autor(a): Lauren Myracle
Editora: Amulet Books
Nº de páginas: 444
Gênero: YA, terror, ocultismo
Data de lançamento: 2008
Onde comprar: Amazon
Confira minha página no Skoob deste livro:
Olá, realmente parece ser um dos melhores dramas YA, sua resenha foi ótima e estou mais interessada do que antes para ler esse livro!! Parabéns! 👏
ResponderExcluirÉ muito bom mesmo, Bia! Leia, não se arrependerá.
Excluir