Olá, leitores! Desta vez vou comentar de maneira geral a adaptação de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", distribuída pela Warner Bros. e dirigida por Chris Columbus. Confesso que esta deve ser a milionésima vez que assisto a algum filme da saga, simplesmente não dá para enjoar!
Obs.: este post contém spoilers de tanto o filme como o livro de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". É por sua conta e risco.
Bom, quanto ao início da história, livro e filme são praticamente idênticos, com um detalhe somente: na obra escrita temos uma maior contextualização com relação aos sofrimentos do Harry na casa dos tios, enquanto no filme apenas temos uma visão geral.
O que se segue daí é bem parecido em ambos: o Harry recebe suas cartas, os Dursley decidem ir para uma ilha remota, sendo visitados pelo gigante Hagrid, que leva o garoto para as compras no Beco Diagonal. No livro, após o menino voltar das compras, fica um mês na casa dos tios antes de embarcar no trem; no filme subentende-se que ele foi direto para a Escola.
Quanto ao encontro de Harry e Draco Malfoy, no livro digamos que os dois tiveram uma pequena conversa em uma loja no Beco Diagonal e, logo após, no trem. Na adaptação os mesmos se encontraram na entrada do Grande Salão para a Cerimônia.
O encontro com os Weasleys, a viagem de trem e a chegada a Hogwarts são bastante similares em ambos os textos. O que podemos notar de diferente são: o motivo de eles encontrarem o cão de três cabeças - as escadas NÃO se movem no livro como nos filmes elas fazem, diga-se de passagem - e a presença do poltergeist Pirraça na obra escrita.
Há também diversas cenas não adaptadas dos livros para as telas, tais quais: Harry seguindo o prof. Snape até a Floresta Proibida, o segundo jogo de Quadribol contra a Corvinal e uma das câmaras que o trio precisa passar para chegar à Pedra.
Apesar de tudo, preciso dizer que este primeiro filme foi realmente uma ótima adaptação e conseguiu trazer a essência do livro. No entanto, se busca adentrar o universo criado por J.K. Rowling, eu altamente recomendo a leitura da obra primeiro.
Olá!
ResponderExcluirGente que postagem mágica!
Amo o primeiro filme de HP,mas o livro é basicamente um dos meus queridos da estante,um livro que me acompanhou por muito e muito tempo e ainda acompanhará,não tenho dúvidas!
Abraços!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Sim, sim. O livro realmente tem um ar mega nostálgico e até hoje percebo detalhes diferentes ao relê-lo. Boas leituras!
Excluir